TST e CREA – Não Caia nessa

Técnico em Segurança do Trabalho precisa de CREA.

Técnico em Segurança do Trabalho precisa ter CREA?

O  CREA é um Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Por acaso Técnico de Segurança do Trabalho é Engenheiro?  Você vai fazer o que no CREA ?

Não temos ainda Conselho Regional que nos regule, e com isso órgãos de classe já organizados tentam todo tipo de ação mafiosa para garfar um dinheiro de profissionais desatentos .


Lembramos que o exercício da profissão do Técnico de Segurança do Trabalho não tem caráter subordinativo ou o controle do CREA/CONFEA.

Visto que o controle da exercício desta profissão é do Ministério do Trabalho e Emprego até a regulamentação do Conselho próprio desta categoria.

Apesar de não termos um conselho que nos regule, temos o sindicato da classe que luta por nossos direitos, como estou no estado de São Paulo,

Em SP o sindicato da categoria é o SINTESP (Sindicato dos Técnicos em Segurança do Estado de São Paulo).

CREA e os Técnicos em Segurança do Trabalho

O objetivo do CREA com relação aos Técnicos é justamente este:

Queremos seu Dinheiro também.

Algumas Instituições de ensino orientam e até obrigam o aluno é se registrar no CREA , ao meu ver  isso é  puro interesse político ou financeiro e possa se dizer até má fé com os alunos mais desatentos.

Isso ocorre com empresas que por falta de informação exigem que o Técnico em Segurança do Trabalho tenha registro no CREA.

A NR 27 esclarece

“A NR 27 deixa claro que para exercer a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho é necessário apenas o registro no Ministério do Trabalho.”