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Por que a Cipa não funciona nas empresas?

Por onde passamos em diversas empresas pelo Brasil, vem essa pergunta a nós, por que será que a minha Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é ineficaz?,não é preventiva e muito menos participativa, o que será que deu errado?

Vamos aqui dar algumas idéias para que você mesmo possa melhorar a sua CIPA de sua empresa:

  • CIPA “CARTAS MARCADAS”

Muitas das CIPA(s) começam mal, porque o seu processo eleitoral não foi bem difundido, ou seja, muitas das vezes os próprios funcionários não sabem o que é uma CIPA e muito menos para que ela serve, nesse sentido fica uma eleição sem propósito, não há penetração da idéia, a CIPA antes de ser uma comissão formada por funcionários, com objetivos traçados na prevenção de acidentes e doenças do trabalho, deve ser uma idéia de melhoria ou como queiram um estado de “espírito prevencionista”, quando esse espírito não esta presente na idéia dos trabalhadores não há perspectivas de melhora no quadro de estagnação que se encontra a CIPA atual;

  • FALTA DE COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO

Amigos é o seguinte, se a direção de sua empresa não comprar bem a idéia de que a CIPA é vantajosa, até na questão financeira, pois a prevenção dentre os vários benefícios que agrega a uma empresa, também traz o retorno financeiro, quando não há horas/homens paradas por acidentes do trabalho, paralisação do processo produtivo, comprometimento das metas etc.., ou demais transtornos nas esferas da Justiça do Trabalho.

Sem contar na melhoria do clima organizacional, pois uma empresa segura, com membros da CIPA bem treinados e atuantes, injetam nos trabalhadores a motivação de que eles precisam.

  • PRESIDENTE INODORO,INCOLOR E INVIZIVEL

Por todas as empresas bem sucedidas nas questões onde mantém CIPA(s) atuantes, podemos checar, que a frente delas, existem grandes Presidentes, onde mantém um plano de trabalho voltado as realizações mensuráveis, onde fazem muito bem a ponte de ligação entre a Diretoria da empresa e o chão de fábrica.

O verdadeiro Presidente de CIPA não pode se acovardar diante de uma situação colocada em uma reunião de CIPA, deverá levar o assunto a alta Direção da empresa, dentro de conceitos alicerçados da inteligência emocional,que norteiam os bons relacionamentos, sem apresentar sentimentos ou demais vícios ou atitudes intempestivas que podem prejudicar e comprometer a imagem da CIPA dentro da organização. O verdadeiro Presidente de CIPA deve manter transito freqüente na Diretoria, abastecendo-a das realizações e metas através de gráficos demonstrativos e colocando ela a par dos investimentos que deverão serem realizados a médio e a longo prazo na busca do acidente zero e da qualidade total dos produtos e serviços, agregando valor diretamente ao negocio da empresa e fornecendo aos cipeiros os feed backs que eles tanto precisam.

Em fim como qualquer idéia de melhoria dentro de uma organização, deverá haver comprometimento da alta direção, quando isso não esta bem traçado, ficará muito mais difícil conseguir resultados de baixo para cima.

Na verdade o segredo é fazer com que a cúpula da empresa compre a idéia, para isso a pessoa encarregada desse feito, deverá expor através de um projeto, os benefícios da implantação da CIPA e o que isso impactará nos resultados finais da empresa.

Por João Gimenez

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