O que são Agentes fisicos ?

postado em: Segurança do Trabalho | 0

Agentes Físicos no ambiente de trabalho

São considerados agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores.

normas regulamentos, tecnico em segurança do trabalho

 

Tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom..

 

Quais os tipos de agentes fisicos ?

Ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom.

 

Riscos dos Agentes Fisicos

Pode-se passar despercebido por ser algo tão microscópico ou até sem importância no dia a dia das pessoas, mas são diversas as formas de energia a que possam estar expostas.

 

São riscos gerados que têm capacidade de modificar as características físicas do meio ambiente.

 

Ruído: provoca cansaço, irritação, dores de cabeça, diminuição da audição (surdez temporária, surdez definitiva e trauma acústico), aumento da pressão arterial, problemas no aparelho digestivo, taquicardia, perigo de infarto.

Vibrações: cansaço, irritação, dores nos membros, dores na coluna, doença do movimento, artrite, problemas digestivos, lesões ósseas, lesões dos tecidos moles, lesões circulatórias.

Calor extremo: taquicardia, aumento da pulsação, cansaço, irritação, choques térmicos, fadiga térmica, perturbações das funções digestivas, hipertensão.

Frio extremo: fenômenos vasculares periféricos, doenças do aparelho respiratório, queimaduras pelo frio.

Radiações ionizantes: alterações celulares, câncer, fadiga, problemas visuais, acidentes do trabalho.

Radiações não ionizantes: queimaduras, lesões na pele, nos olhos e em outros órgãos.

É muito importante saber que a presença de produtos ou agentes no local de trabalho como, por exemplo, radiações infravermelhas, presentes em operações de fornos, de solda oxiacetilênica; ultravioleta, produzida pela solda elétrica; de raios laser podem causar ou agravar problemas visuais (ex. catarata, queimaduras, lesões na pele, etc.).

Umidade: doenças do aparelho respiratório, doenças da pele e circulatórias, e traumatismo por quedas.

Pressões anormais: hiperbarismos, embolia traumática pelo ar, embriaguez das profundidades, intoxicação por oxigênio e gás carbônico, doença descompressiva

 


RECEBA GRATÍS. CONTEÚDO PREVENCIONISTA


 

Fatores de Riscos dos Agentes

Para que sejam considerados fatores de riscos estes agentes precisam estar presentes em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição do trabalhador a eles é determinado por limites pré-estabelecidos.

 

Calcular Agentes Fisicos.

Uma das melhores ferramentas para elaborar documentos e relatórios é a Planilha de Calculo de Agentes Fisicos. Saiba mais aqui.

 

O PPRA e os Agentes Fisicos

Este programa tem por objetivo definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.

 

Então para que haja uma forma de prevenção e medida os órgãos competentes criam uma espécie de regra onde a partir de uma medição é possível determinar se o ruído é nocivo ou não.

 

Esse mesmo procedimento acontece para os outros riscos.

 

Calcular Agentes Fisicos.

Uma das melhores ferramentas para elaborar documentos e relatórios é a Planilha de Calculo de Agentes Fisicos. Saiba mais aqui.