Skip to main content

Importância da Cipa nas Empresas

Atualmente vivemos em um mundo que a tecnologia está cada vez mais presente, A presença de Celulares, Tv´s de Plasma, vídeo games, câmeras digitais já fazem parte do nosso cotidiano. Mas esses produtos e outros tantos nascem das mãos de trabalhadores como eu, você ou seja, pessoas comuns do dia a dia.

 

Quem produz a riqueza de nosso mundo está cada vez mais trabalhando em condições degradantes. As empresas possuem em seu foco principal : A produção, Qualidade e Lucro mas isso é natural pois para se manter no mercado esse é o alicerce fundamental, o problema é que há uma degradação e descaso com a peça chave desse motor: O trabalhador., são eles que na maior parte de tempo sofrem as consequências.

Doenças como tendinite, bursite, problemas de coluna como hérnia, bico de papagaio, doenças respiratórias entre tantas têm se tornado comum no ambiente de trabalho.

Muitas as vezes os próprios trabalhadores e as empresas acabam tendo prejuízos sejam fiscais ou trabalhistas, por este motivo é fundamental a prevenção constante de acidentes no local de trabalho.

A CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ) é um grupo selecionado por pessoas da própria empresa para contribuir na prevenção de acidentes e orientar os demais trabalhadores.

Uma CIPA bem organizada dentro de uma empresa, traz benefícios tanto para o Empresário como para o trabalhador

Acontece que ainda muitas empresas não dão a importância necessária, as vezes por falta de tempo ou por falta de conhecimento na implantação por este motivo é fundamental a presença de um técnico em segurança do trabalho ou a contratação de uma empresa de consultoria em segurança do trabalho

DEIXE SEU COMENTARIO...

Portal SEG BR

Notícias, Artigos e conteúdos relacionados à saúde e segurança do trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *