Como se preparar para Concurso Publico

O que é concurso público?

Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação. Apesar do processo geralmente ser preparado por empresas especializadas, a responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas.

normas regulamentos, tecnico em segurança do trabalho

Geralmente os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e também para evitar que políticos ocupando cargos eletivos usem de sua influência para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia.

O que é preciso para eu fazer um concurso público?

Todos os requisitos constam no edital do concurso. Os principais são:

» Ser brasileiro nato, de nacionalidade portuguesa ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas contidas no art. 12 da Constituição Federal;
» Possuir os documentos comprobatórios da escolaridade constante no Edital;
» Atender, se portador de deficiência, às exigências do Edital;
» Estar em dia com as obrigações eleitorais;
» Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
» Ter boa conduta comprovada por certidões das Justiças Comum (estadual e federal), Militar (estadual e federal) e Eleitoral;
» Estar apto física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo, comprovado por exames médicos;
» Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade.

Como se preparar para concurso público?

Muitos iniciantes em concursos públicos carregam muitas dúvidas sobre como estudar e como se preparar adequadamente para conquistar a aprovação. Veja algumas dicas sobre como começar.

DIREÇÃO

Primeiro você deve saber qual concurso prestar e “colocar o óculos dele”.

Ex: suponhamos que você deseja o concurso para o Ministério Público. Logo, deve colocar “o óculos de Promotora de Justiça”, ou seja, pegar os últimos editais do MP de Minas Gerais e de São Paulo(são alguns dos editais mais completos do MP Estadual). Se a delimitação for para seu Estado, deve socorrer do respectivo edital.

Note bem: quem não sabe o que quer já começa mal, pois neste caso terá que pegar um edital ou da área federal ou da estadual como norte(de preferência o mais completo)

Adquira: APOSTILA COM 150 QUESTÕES GABARITADAS TST PARA CONCURSOS

A PREPARAÇÃO

Com o edital nas mãos, você terá que reservar um ano de preparação, da seguinte forma:

a) Quantas horas de estudo por dia você tem disponível? R: Suponhamos que você me diga que tenha 4 horas (o ideal começa a partir de 4 horas de estudo e vai aumentando, esse é o segredo do sucesso).

b) Então, você com essas 4 horas irá dividi-la por dois: estudará por dia 2 matérias do Direito, com 2 horas para cada uma.

c) Como fracionar? Você estudará de Segunda a Sexta, duas matérias por dia, com 2 horas(poderia ser mais se tivesse mais tempo) para cada matéria.

OTIMIZANDO O ESTUDO

Dicas:

1ª – na Segunda feira você escolherá entre as matérias constantes do edital que você tem em mãos, as 2 matérias que você mais gosta. Isso porque você vem do Domingo, logo, psicologicamente a tendência é chegar na Segunda sem ritmo e com certo desânimo. A partir do momento que você sabe que estudará duas matérias aprazíveis, a tendência é o estudo render.

Adquira: APOSTILA COM 150 QUESTÕES GABARITADAS TST PARA CONCURSOS

2ª – A partir de Terça-feira até Sexta-feira você deve estudar duas matérias por dia, da seguinte forma:
– a primeira disciplina deve ser aquela que você não gosta muito;
– a segunda disciplina deve ser aquela que você gosta.

Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que você não gosta você já estudou primeiro e como prêmio, veio aquela para estudar que você gosta.

3ª – Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda anual e colocará na Segunda-feira até Sexta-feira, da forma que foi dividida acima, todos os itens do edital.

* Se você faz cursinho, você deve colocar na sua “agenda de estudos anual” as matérias que você está assistindo, de forma que seu estudo(edital + aula) estará acompanhando as aulas e neste caso o sucesso aumenta, porque uma “imagem vale mais do que mil palavras” – seria o método aprender fazendo – método learning doing

Adquira: APOSTILA COM 150 QUESTÕES GABARITADAS TST PARA CONCURSOS

4ª – Depois de colocar na “agenda de estudos anual” todas os itens do edital, de Segunda a Sexta, você terá o que chamo de “disciplina de estudos”, ou seja, você PROGRAMOU DURANTE UM ANO seu estudo, de forma disciplinada, dirigida ao edital que pretende concorrer(“óculos de Promotora” – veja, estou colocando Promotora como exemplo, pode ser juíza, defensora pública, diplomata, especialização em Direito Internacional etc) e condizente com as aulas assistidas.

5ª – E o Sábado, o que devo fazer ?
a) a parte da manhã deve apenas acessar a internet, bancas de concurso(dicas nossas), questões de concurso etc, além de visitar outras páginas relacionadas ao seu concurso;
b) primordial: deve sempre resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele Estado.

6ª – No Domingo, o que devo estudar ?
Aqui vou ser sincero: você decide se deve ou não estudar. Nos domingos eu não estudava, e sim, namorava(minha esposa morava em Minas Gerais na época), ficava com a família, assistia à missa, via TV, assistia diversos filmes no cinema, via o Jogo do Corinthians no Morumbi(nessa época morava em SP), enfim, fazia tudo menos estudar, porque a mente sadia é importante, até porque na Segunda eu chegava reposto de energias para começar novamente a semana de estudos.

Adquira: APOSTILA COM 150 QUESTÕES GABARITADAS TST PARA CONCURSOS