Skip to main content

Como filtrar a agua suja

Existem diversos tipos de métodos para filtrar uma água suja, mas nenhum é aconselhável utilizá-lo para beber qualquer tipo de água. Devemos apenas consumir águas límpidas e puras, em que os galões são vendidos em supermercados e distribuidoras de bebidas.

Você deve então filtrar uma água apenas para limpar algo, evite tomar banho com essa água, poderá ter bactérias causando alergias e doenças de pele, e como dito, nunca ingerir água sem saber o seu destino e pureza.

Alguns soluções para filtrar água:

Ferver água é uma das melhores formas para chegar próximo a sua pureza, então pegue um bule e ferva até começar o estágio de evaporação.

Carvão: Esta forma é indicada para purificar água quando está perdido em algum lugar, como uma dica sobrevivência. Faça um Funil com uma folha, ou qualquer coisa que está por perto, e coloque o carvão no final desse funil. Quando a for despejada, o carvão vai purificar grande parte das impurezas. O Carvão é utilizado em diversos filtros até mesmo em industrias para retirar as impurezas de tal liquido.

Filtro Natural: Você precisa de uma garrafa pet de 2 litros, areia, britas de pedras, e pedras maiores, algodão.

Corte a Garrafa ao meio, retire a parte do gargalo e vire para dentro da outra metade, coloque o algodão no bico, depois vem areia, britas e pedras maiores;

Como pode observar as fotos abaixo:

filtro-natural-para-agua-2--150x150

Expor Água ao Sol: Para reaproveitar águas da chuva, você poderá colocar em uma garrafa, ou qualquer recipiente, deixar em exposição ao sol, e será eliminado a maioria das impurezas. Acontece isso pois a radiação liberada pelo sol é capaz de eliminar bactérias, coliformes.

Filtro convencional: Possui também diversos filtros de água à venda em lojas de construção, eles também são excelentes para filtrar as impurezas da água.

 Garrafas PET

No Amazonas, 400 famílias de ribeirinhos que vivem nas reservas de Mamirauá e Amanã aprenderam um jeito ainda mais prático de garantir água boa para toda a família, sem gastar nada. Basta ter em casa uma coleção de garrafas pet.
Eles recolhem em uma caixa d’água a chuva que cai no telhado. O sistema de captação é o mesmo das cisternas que o governo construiu no Nordeste. Só que na Amazônia, não adianta fazer cisternas na terra, pois durante a cheia fica tudo alagado. É aí que entram as garrafas.

A moradora Maria das Graças Rodrigues, conhecida como Iracema, tem um estoque de 148 garrafas guardadas na cozinha. “Só não estão cheias na época do verão, que vai secando. Vou lavando e vou guardando e, logo que chove, eu vou enchendo de novo”, conta.

Ainda não há um levantamento científico sobre o impacto do uso da água da chuva na saúde desses ribeirinhos, mas os agentes sanitários garantem que a situação melhorou muito.

“Diminuíram os casos de diarreia e as crianças e suas famílias estão também consumindo mais água”, explica Edila Ferreira Moura, socióloga da UFPA e pesquisadora do Instituto Mamirauá.

DEIXE SEU COMENTARIO...

Portal SEG BR

Notícias, Artigos e conteúdos relacionados à saúde e segurança do trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *