7 Passos para fazer os estudos renderem

postado em: Segurança do Trabalho | 0

Todos nós sabemos que não é fácil conciliar trabalho, casa, contas e estudos.

Nosso dia a dia anda cada vez mais agitado e atualmente vivemos em uma sociedade do “Preciso pra ontem.”.

Neste carrossel de obrigações, fica cada vez mais dificil encontrar tempo para os estudos, por este motivo vou estar passando uma metodologia organizacional que venho aplicando nos últimos meses e tem me gerado resultados positivos.


1) Conheça seus horários:

Antes de mais nada é necessário você saber quais são os horários que tem livre e usa-los à seu favor.

Bem no meu caso, eu descobri que passo 4 horas por dia dentro de ônibus e metros entre idas para o trabalho, faculdade e volta para casa e passei a deixar esse tempo de percurso mais produtivo.

Isso é somente um exemplo, mas o foco aqui é você descobrir os horários e tempos que tem disponível.

2) Monte a caixa de ferramentas

Tenha um material disponivel para estudo, preferível impresso ou digital, a vantagem do digital é que você pode estudar pelo celular, tablet ou notebook. Neste link tem um material para Segurança do Trabalho muito bom, clique aqui para ver o material.

3) Crie um cronograma de Estudos

Desenvolva um roteiro para os dias da semana, ex: segunda feira matéria 1, terça matéria 2 e etc.

Dica: Jogue as matérias mais difíceis para o meio da semana que é onde você possui maior concentração

4) Participe de Testes Online e Quiz

Fazer testes, exercícios e simulados são a melhor forma de saber se você entendeu o que está estudando. Ficar lendo teorias pode ser chato e confuso. Praticar o aprendido com exercícios vai te estimular e confirmar se você entendeu ou não a matéria. Veja este quiz aqui para você testar seus conhecimentos

5) Coma bem e faça exercício.

Ainda que não acredite, seu cérebro estará bem mais fresco e renderá mais nos estudos se você mantiver uma alimentação adequada e equilibrada e fizer exercício com regularidade.

6)  Evite distrações

Na era do Whatsapp e Facebook está cada vez mais difícil deixar de gastar tempo com o que não é essencial. Se você usa esses minutos para arejar um pouco a cabeça, não há problema. Mas compute o tempo que gasta nas atividades para ver se não está exagerando.

Também dê atenção especial ao e-mail. Muitas vezes você gasta o dia todo apenas respondendo mensagens. O ideal é determinar alguns horários para checar a caixa de entrada e avaliar se um telefonema não seria mais prático para resolver uma determinada questão de uma vez só.

7) Concentre-se no que você está fazendo

Quem nunca teve vontade de deixar o pensamento voar durante uma reunião interminável? Pode até ser gostoso na hora, mas isso vai fazer com que você perca minutos precisos depois para entender tudo o que aconteceu na sala de reunião enquanto você não pensava em nada. Lembre-se de que o retrabalho gasta um tempo desnecessário e faz com que a sua programação diária vá por água abaixo.