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6 Dicas de postura para quem sofre de dores nas costas

Às vezes não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia trabalhando mal posicionados, e completamente inconscientes da nossa postura.

O resultado disso ao longo do tempo é um corpo bloqueado, cansaço extremo e noites mal dormidas. Condições básicas para o surgimento de dores crônicas e doenças relacionadas ao trabalho.

A postura correta para sentar na cadeira evita a dor nas costas e previne o desenvolvimento da hipercifose, conhecida popularmente como ‘corcunda’.

Principais doenças causadas por má postura

Fadiga
Em função disso, a pessoa apresenta queda do rendimento e diminuição da capacidade no trabalho. A fadiga é causada por alteração nas propriedades dos músculos, intoxicação local ou jornadas excessivas de trabalho sem nenhum intervalo, somadas a postura corporal totalmente errada.

Dores nos olhos
Por concentrar a atenção durante muito tempo no brilho do monitor, a pessoa pisca menos e com isso a superfície da córnea resseca, resultando em irritação, vermelhidão e cansaço dos olhos. Nesse caso, é necessário fazer paradas frequentes, olhar para objetos que estão mais longe. Procurar piscar os olhos e fazer aquela paradinha básica de 5 minutos a cada meia hora pelos menos para poder descansar os olhos.

Dores nas costas
É provocada pelo uso de móveis não adaptados à pessoa. O uso da cadeira de forma errada é o maior causador de dores nas costas. O encosto da cadeira precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada. Também é necessário que o encosto seja flexível a ponto de não permitir que o usuário escorregue para trás.

Ler
A Lesão por Esforço Repetitivo é causada pelo uso excessivo do teclado ou do mouse por um período maior que o normal, o que pode ser pior se estiver usando o computador com a postura errada. Em alguns casos, a LER pode ficar restrita ao membro afetado, geralmente mãos e braços. Começa com uma inflamação, que acaba exigindo imobilização e medicação. Nesse caso, a volta ao trabalho ou atividades cotidianas pode demorar. Mesmo após esse período, as dores podem voltar com frequência ou não.

Tenossinovite
É uma das doenças mais comuns causadas pela má postura. Causa inflamação dos tendões, que em estágio avançado, provoca espasmos de dor, impedindo a pessoa de segurar até um objeto leve, como uma caneta, por exemplo. Nesse caso a recuperação não é fácil.

Cifose torácica
É uma doença que afeta a respiração. Ela é decorrente de doença pulmonar, principalmente em asmáticos que adquirem uma postura errada para respirar enquanto estão sentados e usando o computador.

6 Dicas úteis para você manter sua postura
1. Não cruze as pernas e deixando-as ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão, mas é importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão.
2. Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente;
3. Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna. A lordose deve existir mesmo sentado e, ao ser observado lateralmente, a coluna deverá formar um suave S;
4. Posicione os ombros levemente para trás;
5. Os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho;
6. Olhe para o centro da tela do computador e mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler ou escrever num computador, se for preciso suba a tela do computador colocando um livro por baixo.

A cabeça pesa em média 5 kg e, se baixar a cabeça para ler, a coluna terá que suportar um peso como se a cabeça pesasse 13 kg, o que pode provocar dor de cabeça, dor nas costas, nos ombros e até mesmo hérnia de disco.

Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.

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O livro aborda os seguintes temas: ( Veja aqui )
02. Funções da postura,
03. Normas para o trabalho em postura sentada,
04. Normas para o trabalho na postura em pé,
05. Relações entre, posturas básicas e segmentares/ extremas,
06. Registros de comportamento/ análise de posturas,
07. A postura correta,
08. Dicas para manter a boa postura sentado,
09. Postura de pé ou Post

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