dicas de seguranca do trabalho e prevencao de acidentes

5 dicas essenciais de segurança no trabalho

Muitos problemas podem acontecer caso não haja um investimento adequado em segurança do trabalho.

Diminuir indice de Acidentes

 

Seja na linha de produção, nos escritórios, em um deslocamento, na cozinha e até mesmo na sala do chefe, 

 

Para manter os acidentes distantes da sua empresa, vamos mostrar 5 dicas de segurança no trabalho que certamente diminuirão os índices de acidentes.

 

1# Elabore um manual com informações sobre segurança

 

Empresas que elaboram um manual com orientações bem ilustrativas  e de fácil entendimento aos seus colaboradores acabam conscientizando melhor sobre as boas práticas.

 

Como existem inúmeras normas de segurança, que se diferenciam de acordo com o ramo de atuação, é preciso levar a informação aos funcionários.

 

Cartazes e Cartilhas

 

Por meio da cartilha, também é possível esclarecer todos os pontos sobre a utilização dos equipamentos de segurança, deixando claros os pontos que poderiam gerar dúvidas.

 

Cartazes e placas indicativas ao redor da empresa também são fundamentais no alerta das normas de segurança para evitar acidentes no ambiente de trabalho.

 

2# Ofereça equipamentos adequados

 

Se a sua empresa atua com andaimes, é essencial contar com capacetes, cordas de segurança, botas, óculos e todos os equipamentos necessários para a segurança dos colaboradores.

 

No caso de frotas, invista nas manutenções corretivas, preventivas e preditivas, com foco no alcance dos seus objetivos.

 

É fundamental contar com um supervisor que fiscalize adequadamente o correto uso dos equipamentos, já que um pequeno deslize de algum trabalhador pode trazer um impacto extremamente negativo à imagem da empresa.

 

Além disso, a equipe da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) precisa manter um alinhamento com todos os setores, inclusive com a realização de eventos de conscientização.

 

3# Invista em eventos internos de prevenção aos acidentes

 

Muito além da semana anual de prevenção aos acidentes de trabalho, é preciso incentivar a participação dos colaboradores em palestras instrutivas sobre normas de segurança para os diferentes setores.

 

Faça demonstrações teóricas e simulações práticas, como no caso de um incêndio, por exemplo. Os treinamentos são essenciais para manter a equipe preparada em caso de algum acidente real que possa atingir a empresa, evitando grandes perdas.

 

Contar com uma equipe de brigadistas interna, de acordo com o grau de periculosidade da sua empresa, também se faz necessário.

 

4# Incentive o combate às distrações

 

Sendo uma das principais causas de acidentes, uma boa dica de segurança no trabalho é incentivar o combate às distrações, muito comum entre os motoristas.

 

Afinal, muitos colaboradores acabam sendo vítimas de situações que poderiam ser facilmente evitadas por meio de ações preventivas e também com mais foco no que se realiza.

 

Por isso, faça reuniões corriqueiras e veja como está o nível de atenção da sua equipe no setor de atuação. Faça exercícios de concentração e, se possível, incentive a ginástica laboral antes do início das atividades.

 

5# Tenha um kit de primeiros socorros

 

Essencial dentro de qualquer empresa, o kit de primeiros socorros ajuda nos atendimentos iniciais, evitando feridas mais sérias caso ocorra um corte, por exemplo.

 

É importante deixar um kit em locais de fácil acesso e em todos os setores da empresa, já que os acidentes podem acontecer em momentos variados.

 

Com uma política preventiva, boas orientações e uma equipe com treinamentos constantes, certamente a sua empresa manterá os acidentes de trabalho distantes do expediente. Situação que contribui imensamente com a qualidade dos serviços prestados.

 

Corporações que evitam os acidentes têm mais credibilidade e, consequentemente, maior presença no mercado.

 

Se você gostou destas dicas de segurança no trabalho, deixe seu comentário no post e nos conte sobre sua experiência, contribuindo para o enriquecimento da discussão!

 

 

DEIXE SEU COMENTARIO...

Portal SEG BR

Notícias, Artigos e conteúdos relacionados à saúde e segurança do trabalho